29 dezembro 2016

[Resenha] Um ano bom, Ana Faria

| |
Olá, pessoal! Como vocês estão? Eu estou muito ansiosa para 2017, espero que seja um ano repleto de leituras. Quero conhecer bastante escritores novos, livros bons e crescer a cada dia aqui no blog! Hoje tenho um livro muito fofo para apresentar-lhes: Um ano bom, da escritora brasileira Ana Farias, publicado pela Ases da Literatura.

Sinopse: Christopher é um aluno querido na escola, sempre cercado de amigos e garotas. Vivendo seu último ano do Ensino Médio, com uma vida confortável até então, Chris vê seu mundo abalado quando uma nova aluna surge na classe, atraindo seu interesse e despertando em seu coração sentimentos nunca antes experimentados. A princípio Chris e Clara pareciam ser incompatíveis, mas na medida em que vçao se conhecendo, muito do que acreditavam começa a ser questionado e o amor surge inexplicavelmente. "Embora ainda não tivessem trocado nenhuma palavra, Christopher sentia vontade de sentar-se perto dela todos os dias e sempre dava um jeito, disfarçadamente, de isso acontecer. Clara... Quando ele iria a conhecer?".                                                                                               Autora: Ana Faria é geógrafa, educadora, cristã e esposa. Desde criança sempre gostou de ler e escrever. Histórias de amor são as suas favoritas. Sonhava em fazer diferença na vida das pessoas, através do ensino e das palavras. Hoje, professora e escritora, estes sonhos são realidade.

Um ano bom é um romance adolescente, que se enquadra mais especificamente na categoria YA (young adult), tratando da fase em que os adolescentes passam a tomarem suas próprias decisões, as quais interferirão em seus futuros e o dia a dia de forma geral. Christopher, um dos protagonistas, é um rapaz bom, o favorito de todos, sonho de qualquer menina, mas que nunca se apaixonou verdadeiramente. Ele é o típico "garoto exemplar". Em um dia escolar comum, no início do último ano do Ensino Médio, com seus mesmos amigos e na escola de sempre, Chris se depara com uma novidade: Clara. Uma menina de cabelos vermelhos como o fogo, com roupas surradas e jeito tímido. Imediatamente, seus colegas acham a garota estranha. As outras meninas riem de Clara e os meninos não se sentem nem um pouco atraídos. Mas Chris vê na garota algo que o chama atenção, exatamente a diferença, pois ela se destaca ao redor das outras por não seguir o padrão no qual as pessoas daquela escola estão acostumadas a ter.

"Chris começou a olhar de uma maneira diferente para Clara. Sabia que aquela garota nada tinha a ver com seus amigos..."


Clara é uma menina que já sofreu muito ao longo de sua vida, e apesar de ser jovem, teve que passar por momentos dolorosos nos quais precisou ser forte para ajudar seu pai e a si mesmo. Ela é uma garota que gosta de ficar sozinha e prefere não se aproximar de ninguém. Para quem teve uma infância comum isso é bem estranho, mas não fazem a menor ideia de que Clara foi abandonada por sua própria mãe, além de outros desafios que precisou enfrentar. Clara é sempre expulsa das escolas por onde passa, e no último ano do ensino médio, ela comprometeu-se a fazer de tudo para não decepcionar seu pai sendo expulsa novamente. Assim que as aulas começaram e ela logo começou a sofrer preconceito por colegas de classe, percebeu que seria bem difícil cumprir seus objetivos naquela nova fase. Tinha apenas uma pessoa diferente das outras naquele lugar: Christopher, mas que mesmo assim, andava com os que eram preconceituosos o suficiente para ela não querer chegar perto dele. Aliás, nada a levaria a se envolver com um garoto tão popular se o que ela mais queria era ser "invisível".

Chris passa a tentar se aproximar de Clara. Mas a garota é muito fechada para que ele consiga algum modo de fazê-la conversar. Mesmo sentando perto dela todos os dias e aproveitando os trabalhos em grupo para juntar-se a ela, era uma missão quase impossível tornar-se amigo de Clara. Ele queria que ela confiasse nele, mas nem ao menos Chris entendia o motivo de tanto interesse, logo ele que nunca pretendeu envolver-se com ninguém, agora está totalmente interessado em conhecer mais um pouco daquela menina misteriosa. Jéssica, ex-namorada do rapaz, passa a compreender que ele estava querendo algo mais com a garota, é quando ela decide não deixar Clara em paz e insultá-la sempre que possível. 
Christopher nunca desiste de fazer com que Clara seja sua amiga, e a garota começa a gostar da insistência, até que finalmente ela se abre. Com o tempo, e mesmo com todas as diferenças, eles percebem que o que existe entre eles vai além de uma simples amizade, eles estava apaixonados. A trama toma uma forma diferente, pois eles começam a namorar em segredo e outras histórias passam a ser abordadas. Chris e Clara percebem que foram feitos um para o outro, mesmo que muitos tentem dizer o contrário. 

"- Você gosta de mim, não gosta?- Gosto, gosto muito."


A autora soube escrever muito bem sobre diversas situações, a narração em terceira pessoa abriu margem para que outros assuntos fossem discutidos. A gravidez na adolescência, violência, bullying, entre outros temas fizeram do livro algo que deveria ser lido por todos os jovens e adotado nas escolas. Apesar da autora ser cristã e trazer algumas questões religiosas para "Um ano bom", ele não é de forma alguma uma tentativa de empregar a religião nos leitores. Apenas uma forma de mostrar o que os personagens acreditam e tentam compreender, fazendo com que questões filosóficas surjam ao longo da trama.
Clara e Chris terminam o livro livres dos preconceitos, os amigos de Chris passam finalmente a entender que as diferenças precisam existir, aliás, seria muito chato se todos fôssemos iguais. Gostei da forma que terminou a história, a única coisa que estou esperando é o segundo livro, quero mais! 

"Clara não queria mais resistir e nem mesmo evitar Chris. Era grata a Deus por tudo o que estava acontecendo em sua vida e Chris era uma das melhores partes."


Título: Um ano bom
Autora: Ana Faria
Editora: Ases da Literatura
Ano: 2014
Gênero: Romance
Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário em minha postagem! Em breve responderei! Volte sempre ao meu mundo!