14 fevereiro 2016

[Resenha] Jogos Vorazes, Suzanne Collins.

| |
 Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Olá, queridos leitores! Tudo bem? Então... Hoje trouxe a resenha de um livro bem diferente dos de costume, mas espero que gostem, pois amo Jogos Vorazes! Fiz a resenha com muito amor, deixem suas opiniões nos comentários!


Foto: Winny Fernanda.


Jogos Vorazes é uma distopia. Um livro ficcional, caracterizado por um governo opressor e totalitário. O primeiro volume da trilogia nos apresenta um nova nação, nomeada Panem, que surgiu após o fim da América do Norte e foi dividida e organizada por meio de distritos. Dentre os 13 distritos, cada um deles possuem um determinado dever perante a Capital, que é comandada pelo Presidente Snow. Praticamente todos os lucros que a população consegue arrecadar durante o dia, tem de ser repassado para a Capital, fazendo com que ocorra uma imensa desigualdade social, principalmente, com os distritos inferiores.

Todos os anos acontece o temido "Jogos Vorazes", a maior forma encontrada pela capital de demonstrar poder como punição por um levante ocorrido no passado. Por meio de um sorteio, são selecionados um menino e uma menina de cada distrito para lutarem até a morte em uma arena, que é comandada por meio de uma tecnologia da Capital. As inscrições para os jogos podem proporcionar um meio de sustento maior para quem se inscreve.

Katniss Everdeen, moradora do distrito 12, trabalha diariamente para ajudar sua família. Com apenas 16 anos, suas caçadas são o principal meio de sustento da casa. É assim desde a morte de seu pai, que faleceu por causa de uma explosão na mina em que trabalhava. Tudo que ela mais ama e protege é sua irmã mais nova, Prim. Até então, ela nunca havia sido escrita nos jogos, mas as condições não estavam favoráveis, precisavam ter o que comer. Então, em troca de sementes, Primrose é escrita nos Jogos Vorazes.

No dia da colheita, anunciação dos tributos (como são chamados os participantes dos jogos), entre toda população do distrito 12, Peeta Mellark é sorteado e terá de lutar, a não ser que alguém se ofereça como tributo em seu lugar. Ao anunciar o segundo nome, Katniss fica completamente atordoada. Prim, sua pequena irmã mais nova, foi sorteada. O nome dela era apenas um pedacinho de papel dentre tantos, mas ela foi escolhida. Aquilo só podia ser um erro, pensava Katniss. Com isso, ela toma uma decisão: em um grito estrangulado, anuncia que participará no lugar de sua irmã.

O futuro de Katniss e Peeta seria lutar até apenas um dos tributos, de um único distrito sobreviver. Matar ou morrer. 
Mas, na arena, eles se conhecem profundamente e resolvem que ficarão juntos, ajudando um ao outro. Chegando ao fim dos Jogos, acontece o que nunca havia ocorrido durante todas as edições: Peeta e Katniss sobrevivem. Não havia apenas um ganhador, e sim, dois.
O casal do distrito 12 não imaginava o que viria pela frente, terem saído vivos da competição foi como uma rebelião na capital. Snow se revolta e uma guerra começa a tomar forma! Todas as pessoas, de toda Panem, passam a ver Katniss como líder da revolução: o tordo.

Jogos Vorazes é um livro violento. Por causa de um governo opressor, pessoas de todas as idades precisam virar assassinos. Mostra uma sociedade onde a desigualdade social é gritante. Mas, ainda assim, a autora soube construir um belo romance no meio de todo desastre causado por guerras. O amor, consideração e proteção pela família e amigos é muito ressaltado ao decorrer das 400 páginas da obra de Suzanne Collins! 


Obrigada por sua visita ao meu mundo! 
Siga também no instagram: @mundodawinny
No twitter: @mundodawinny

Curta no facebook: Mundo da Winny


8 comentários:

  1. Ótima resenha, quero ler jogos vorazes em breve.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Ainda não li Jogos Vorazes, apenas assisti o filme

    beijos
    http://bloglucidezembriagada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário! Indico que leia o livro, é ainda melhor!
      Beijos,

      Winny Fernanda.

      Excluir
  3. Tenho a trilogia Jogos Vorazes em casa, não sei porque ainda não li. Sua resenha está ótima, me deu vontade de começar a ler agora. Amei seu blog ^^
    Beijos.

    http://sozinhanabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios! Indico muito que você leia imediatamente! Você já tem até em mãos, sortuda! <3
      Beijos,

      Winny Fernanda.

      Excluir
  4. Jogos Vorazes foi uma das distopias que eu mais gostei de ler.
    Achei que a Suzanne propôs muito mais uma reflexão sobre o rumo que nossa sociedade está indo. Essa fixação que temos por reality shows e em registrar violência (celulares e WhatsApp cheios de vídeos de atropelamentos, acidentes, etc) e o poder que damos para o governo só para termos uma sensação de segurança.
    Li a trilogia TODA em menos de uma semana de tão viciante que eu achei hehe
    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Poly!
      Você tem toda razão! Eu lia Jogos Vorazes pensando em todos nós mesmo!
      Eu também achei muito boa a trilogia, mas acho que faltou mais romance no último livro (amo romances hahaha) :(
      Beijooos! Até a próxima!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário em minha postagem! Em breve responderei! Volte sempre ao meu mundo!