04 fevereiro 2017

[Resenha] Surpreendente!, Maurício Gomyde

| |
Sinopse: No cinema, tudo é possível. O improvável depende apenas das decisões tomadas pelos roteiristas. Pedro sabia que a vida real era bem diferente. Ele teria uma única chance para realizar seu sonho: produzir o filme perfeito durante uma viagem amalucada com seus melhores amigos e com a menina por quem estava apaixonado. Sem roteiro, ele nem sequer sabia o que queria descobrir na estrada. O mistério em torno do seu amuleto - um olho turco - podia ser pura fantasia. a única certeza de que Pedro tinha era que na vida real os milagres definitivamente não aconteciam. Pedro Diniz tem um desafio e problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.
Autor: Maurício Gomyde nasceu em São Paulo e desde os três anos de idade vive em Brasília - "disparado a cidade mais bonita do mundo". Surpreendente! é seu sexto romance. Além de escritor, ele também é compositor e baterista.

Olá, pessoal! "Surpreendente!" foi a minha primeira leitura de fevereiro, e eu amei. A história desse livro é muito bonita, com ensinamentos incríveis e uma trama que nos prende desde o início. Eu confesso que fiquei encantada com o Pedro e sua forma feliz de ver a vida, mesmo com todas as dificuldades que ele passa. O melhor amigo dele, Fit, é um garoto cheio de graça e que adora cinema também. Mayla e Cristal são as meninas que aprecem na vida dos dois, para transformarem aquele quarteto em uma verdadeira equipe cinematográfica!

Na adolescência, o protagonista Pedro é diagnosticado com uma doença degenerativa nos olhos. Por um milagre da medicina, a cegueira que evoluía a cada dia dá uma estagnada e Pedro passa a viver sua vida normalmente, com uma visão periférica comprometida, mas não o impedia de enxergar o que ele mais amava: filmes. Aos 25 anos, trabalha como vendedor em uma locadora na região periférica da cidade, e ele acredita que sua missão é transformar a vida das pessoas com o cinema. Mostrando-as como devem ser gratas por suas vidas, ao que ele chama de "Cinema Felicidade". Além disso, também controla o catálogo de filmes expostos toda semana no último Cine-clube aberto de São Paulo.

"Meu destino está ligado àquele lugar. Se eu conseguir convencer um jovem da periferia a alugar um clássico, e depois ele me contar algo surpreendente sobre o filme, terei cumprido minha missão na terra", página 28, Surpreendente!.


É no Café Cultural, onde localiza-se o cineclube, que Mayla e Cristal trabalham. Pedro, no primeiro dia de Cristal como garçonete, gosta do que vê: uma menina dos cabelos de fogo. Ao conhecê-la mais aprofundadamente, ele percebe que além das madeixas ruivas, ela é uma estudante de física nuclear bem decida e divertida. Ele a convida para sair, prometendo uma noite de ano novo inesquecível, ela aceita depois das teorias malucas de Pedro sobre como deveríamos aproveitar momentos únicos da vida...

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós o presente de tentar viver o inesquecível?" Página 49, Surpreendente!.

Ao desenrolar da trama, em um dia de trabalho comum, Pedro fica responsável por fechar a locadora. Nessa noite, ele encontra um homem a quem emprestou um filme com o objetivo de que ele voltasse para contar sobre sua transformação. Ele havia voltado, mas para outros objetivos. O homem chega na loja anunciando um assalto, mas para sua surpresa, a polícia estaria passando naquele lugar ao mesmo instante. É quando Pedro torna-se o refém, e seu amuleto presenteado por sua avó, o olho turco, cai de seu pescoço. Depois desse momento, ele leva uma coronhada nos olhos e sua vida nunca mais volta a ser a mesma. 

Com suas perspectivas abaladas, Pedro resolve partir em uma viagem para a terra de sua avó, apenas ela poderia dizer o que estava por trás de seu amuleto. Seu melhor amigo, Fit, organiza toda a viagem, na tentativa de gravar o filme ideal, aquele pelo qual os dois ansiavam há tempos. Como uma verdadeira equipe, Mayla e Cristal se comprometem em ajudar naquelas filmagens e fazerem parte da jornada mais louca que alguém poderia ter pelas estradas brasileiras.

"Aqui começa o melhor filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos", página 146, Surpreendente!.

O roteiro começa a ser filmado: diferentes câmeras gravando o que tinham vontade, o que achavam que merecia de um tempo e o que viviam na estrada. Ao longo do livro, eles se conhecem cada vez mais. Ajudam um ao outro e, acima de tudo, acreditam que juntos podem deter qualquer barreira. Ao chegar ao ponto final: a casa de sua avó, Pedro vive ainda mais aventuras e participa de momentos festivos com seus amigos. Sua relação com Cristal fica cada vez mais aparente e sólida, não tinha como negar: eles estavam muito apaixonados. Entretanto, é também sua avó que revela um dos maiores segredos de sua família, que o tira do chão e apenas os seus amigos podem ajudá-lo a voltar para o "Cinema Felicidade".


Surpreendente! é uma história de superação de limites, de amor, amizade e família. Uma história maravilhosa, que me ensinou o quanto devemos aproveitar os momentos bons enquanto eles estão bem na nossa frente. Nossa realidade pode mudar a qualquer momento, mas como é trazido no próprio livro as palavras de Charlie Chaplin: "Sorria, mesmo que seu coração esteja doendo sorria, mesmo que ele esteja partido, enquanto houver nuvens no céu você sobrevirá". Pedro descobre que o seu céu é cheio de nuvens. E foi uma honra para mim descobrir que a vida é completamente colorida ao lado de Fit, Mayla, Pedro e Cristal.

"Se você passar toda sua vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena".


Livro: Surpreendente!
Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Gênero: Romance
Número de páginas: 265
Ano de publicação: 2015
Nota: 




Espero que tenham gostado!
Visitem as redes sociais do blog:


2 comentários:

  1. Ah, que resenha linda! <3 Adoro livros que trazem assuntos de superação e tudo mais. Ainda não tive oportunidade em ler, mas agora eu pretendo ler o mais rápido possível!

    *Agora estou te seguindo por aqui também. :D
    Beijos. | * Blog PS Amo Leitura *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que bom que você gostou da resenha! 😃 Esse livro é lindo demais, leia mesmo! 😍
      Também já estou seguindoseu blog lindo por aqui ❤️
      Beijos!!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário em minha postagem! Em breve responderei! Volte sempre ao meu mundo!