12 janeiro 2017

[Resenha] Orgulho e Preconceito, Jane Austen

| |

SinopsePride and Prejudice (Orgulho e Preconceito) é um romance da escritora britânica Jane Austen. A história mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Elizabeth é a segunda de 5 filhas de um proprietário rural na cidade fictícia de Meryton, em Hertfordshire, não muito longe de Londres. Apesar de a história se ambientar no século XIX, tem exercido fascínio mesmo nos leitores modernos, continuando no topo da lista dos livros preferidos e sob a consideração da crítica literária. O interesse atual é resultado de um grande número de adaptações e até de pretensas imitações dos temas e personagens abordados por Austen. Atualmente, acredita-se que o livro tenha cerca de 20 milhões de cópias ao redor do mundo. "Orgulho e Preconceito" pode ser considerado uma narrativa especial, por transcender o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e por adentrar em questões psicológicas, mostrando como a ideia do autoconhecimento pode vir a produzir julgamentos errôneos sobre o caráter de outras pessoas. (Os editores) Acesso: wikipedia.
Olá, amores! Hoje estou aqui para falar desse livro maravilhoso que é "Orgulho e preconceito", da autora renomada Jane Austen. Foi o primeiro romance de época que li, o primeiro que me encantou e tornou-se um dos meus queridos da vida! Orgulho e Preconceito, originalmente publicado como Pride and Prejudice, foi uma leitura de 2016 que, sem dúvidas, entrou para os melhores do ano. Como ainda estou muito ligada aos livros que li ano passado, vocês ainda me verão falando demais sobre eles! Começando por esse amor de romance, como dizem: "uma tapa na cara da sociedade", Orgulho e Preconceito é um livro que mostra não só como lidar com as diferenças entre personalidades, mas  também como o amor pode surgir nos lugares mais remotos e enfrentar diversas dificuldades, sejam financeiras, familiares ou julgamentos errôneos.

Orgulho e Preconceito conta a história da jovem Elizabeth, que vive com seus pais e cinco irmãs. Ela é a segunda irmã mais velha em uma família humilde da região de Hertfordshire. Sua mãe, Mrs. Bennet, carrega o desejo de ver todas as suas filhas casadas com homens ricos e para isso, sempre pega no pé das meninas para irem atrás de marido. As filhas mais novas são completamente aprisionadas a esse pensamento, mas Elizabeth e sua irmã mais velha, Jane, acreditam que para firmar um compromisso precisam de amor. Elizabeth e Jane são além de irmãs, amigas e confidentes, tendo as duas grande proximidade e afinidades com o pai: um homem integro e bondoso.

Com a chegada de uma nova família na cidade de Maryton, a Sra. Bennet mostra-se bastante empolgada para apresentar suas filhas aos pretendentes mais ricos e solteiros da família. A partir do momento que são convidadas para um baile de boas vindas, Jane e Elizabeth conhecem Mr. Bingley, que apaixona-se por Jane no mesmo minuto que a conhece. Elizabeth, por outrora, é deixada com Mr. Darcy, tido por arrogante e orgulhoso. O mais rico de todos, porém, o homem do qual ninguém deseja aproximar-se. Ao conhecê-lo, Elizabeth não deixa que Mr. Darcy a trate de maneira inadequada e veste um escudo invisível desde as primeiras palavras trocadas com o cavalheiro.
Mr. Darcy fica impressionado com a personalidade forte de Elizabeth, mas não deixa transparecer, de nenhuma forma, que aquela mulher mexeu com seus sentimentos. Com o passar da trama, Mr. Bingley e Jane começam a formar grandes ligações e gostarem a cada dia um do outro. Jane sabia que o que estava sentindo era amor, e com a proximidade dos dois, consequentemente Elizabeth e Mr. Darcy também passaram a encontrar-se com mais frequência. Muitas pessoas entram na vida dos dois, e por tal motivo, a relação e impressão que formam um do outro é sempre negativa, dificultando os sentimentos bons entre ambos. Mas, no momento que conhecem um ao outro verdadeiramente, o amor brota no coração dos personagens e as barreiras que impediam Elizabeth e Mr. Darcy são descartadas para sempre de suas vidas.
Sou apaixonada por minha edição de Orgulho e Preconceito. É a edição de luxo da editora LandMark, que comprei no site da Saraiva quando estava com uma ótima promoção. Ele tem a capa dura e é bilíngue (Português e Inglês). A folha de guarda é bem trabalhada e cheia de amor! Mas o melhor de tudo nessa beleza de livro foi a história que li. Orgulho e Preconceito mostra que primeiras impressões errôneas podem estragar relacionamentos entre qualquer pessoa, podem entristecer e abrigar sentimentos ruins. Independente das feridas que carregamos, precisamos esperar sempre o melhor do próximo, se não acreditarmos no amor, quem acreditará por nós? Elizabeth e Mr. Darcy são exemplos de superação de barreiras em um relacionamento tido como impossível. Mostram que quando se tem amor, não precisamos de mais nada. Obrigada, Jane Austen, por essa leitura incrível. 💖

Título: Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Ano de publicação: 2016
Primeira edição: 1813
Editora: LandMark
Número de páginas: 445
Nota:

6 comentários:

  1. estou doida pra ler esse livro. adorei a resenha
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que você gostou! Obrigada! Você vai amar o livro! <3
      Beijos!!

      Excluir
  2. Olá,adorei a resenha. Orgulho e Preconceito é um dos meus livros preferidos da vida. Aliás, todos que eu já li da Jane Austen são maravilhosos <3
    Deu até vontade de reler.
    Beijos!
    http://dicas-malu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Malu! Que bom que você gostou, fico feliz em saber disso! Obrigada por seu comentário! Muito legal saber que você também gosta desse livro que é puro amor 😍
      Beijos!

      Excluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois que li essa resenha, ele já está na minha lista de leitura para esse ano! Amei a resenha! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Duda! Que bom que você gostou, fico feliz com isso! Espero que você goste do livro! Obrigada por seu comentário e pela visita!
      Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário em minha postagem! Em breve responderei! Volte sempre ao meu mundo!